Ações de prevenção e promoção da saúde nos espaços de convivência do Programa Escola da Família. O Projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e se alinha ao compromisso deste órgão de privilegiar iniciativas que fortaleçam o bem estar social da comunidade intra e extraescolar, beneficiando a construção de um ambiente favorável à saúde, aprendizagem e qualidade de vida.

Automassagem


Para tratar do corpo inteiro pressione firmemente o centro da sola do pé, estimulando a região com os polegares

O ato de massagear a si mesmo é uma ação de conforto pessoal, conforme a classificação de Desmond Morris, em seu livro “Você”. Ou seja, trata-se de uma ação que fazemos quase sem perceber: quando tiramos do pé um sapato apertado, quando terminamos uma prova, quando saímos cansados de uma reunião, invariavelmente apalpamos uma musculatura tensa na esperança de que o corpo retorne ao estado normal. Isso significa que o corpo físico sente e sofre as consequências dos nossos problemas psicológicos. Mas o inverso também é verdadeiro: quando temos algum problema físico, o nosso lado psicológico também sofre. E a automassagem apresenta benefícios tanto físicos quanto emocionais para o praticante. Vamos conhecê-los:

- Ativação da circulação sanguínea: melhora da oxigenação do corpo e da eliminação de impurezas;

- Diminuição das dores musculares: com a aplicação da automassagem ocorre o relaxamento da musculatura e a consequente redução das dores e dos sintomas do cansaço (fadiga muscular);

- Alívio das tensões emocionais: a prática diária da automassagem reduz as tensões ocasionadas pelos problemas diários.

A aplicação da automassagem depende de o praticante conhecer o ponto que se deseja tratar e pressionar essa região durante alguns minutos. Uma sugestão prática para a automassagem é que os pontos mais importantes a serem tratados doem quando pressionados.


A seguir serão relacionados alguns pontos que, quando pressionados, tendem a tratar alguma parte específica do corpo. Para a obtenção de uma prática mais prazerosa, esfregue bem as mãos para aquecê-las e utilize óleo de massagem.

1) Acalmar a mente: pressionar o polegar entre as sobrancelhas;

2) Relaxar a musculatura e aliviar cólicas: pressionar a parte lateral do pé e da perna (abaixo do joelho) simultaneamente;

3) Face: a pressão das têmporas auxilia na redução do estresse, alívio de dor de cabeça e melhora na qualidade do sono;

4) Alívio de dor na coluna cervical: pressionar o lado direito da nuca com dois dedos da mão esquerda. Repetir com a mão direita no lado esquerdo da nuca;

5) Corpo inteiro: pressionar firmemente o centro da sola do pé, estimulando a região com os polegares

6) Dor-de-cabeça
Para afastar esses fantasma, faça massagens em dois pontos:Punho: pressione o primeiro ossinho saliente, ali no fim do punho e início do polegar.Espaço entre indicador e polegar: aperte a área localizada entre as bases do polegar e do dedo indicador.

7) Dificuldades urinárias
Se você apresenta muito inchaço porque tem dificuldade de eliminar líquidos, faça massagens freqüentes num ponto:Dedo mínimo: encontre o ponto localizado na primeira junta dele, contando de baixo para cima. Pressione os dedos das duas mãos.

8) Zumbido nos ouvidos
Nem mesmo o ruído que insiste em azucrinar sua paciência escapa à atenção dos médicos orientais. Para dar fim nele, os especialistas recomendam duas massagens:Queixo: abra a boca e encontre uma depressão entre a articulação da mandíbula com o maxilar. Aperte esse ponto, dos dois lados. Você pode fazer ao mesmo tempo ou alternado.Orelhas: na base delas, encontre a saliência da mandíbula e aperte.

9) Ansiedade
Além de respirar fundo, quando bater aquele desespero aproveite para fazer uma auto-massagem em dois pontos:Pulsos: acompanhando a linha do dedo mínimo, encontre um ponto entre o punho e a mão. Pressione. Faça o exercício nos dois lados.Espaço entre o polegar o indicador: com a palma virada para baixo, espalme a mão. Você vai pressionar um ponto encontrado entre a base do polegar e do dedo indicador.

10) Distúrbios da menstruação
Cólicas e descontrole do fluxo podem ser amenizados com o estímulo de três pontos: Tornozelos: conte quatro dedos acima daquele ossinho saliente, na parte interna da perna, e pressione, dos dois lados. Joelhos: conte três dedos abaixo do osso que marca o joelho, do lado interno da perna e pressione.Barriga: meça dois dedos na linha bem abaixo do umbigo e pressione.


--------------
Fonte e texto parte 1
Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Fonte e texto parte 2

http://www.minhavida.com.br

2 comentários:

Fannyé disse...

Nossa muito boa esssa idéia que vocês tiverão, assim nos iremos conseguir se livrar das dores sem se encher de Remédios ...

José Luiz disse...

Obrigado pela visita,

Se tiver perguntas sobre alguma coisa ou quiser que abordemos algum tema, poste aqui e iremos ajudar ^_^.

Obrigado de novo pela visita

Postar um comentário