04 de Fevereiro - Dia Mundial de Combate ao Câncer
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011Uma data que merece ser lembrada.
O câncer é uma das principais causas de mortalidade no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, de não mediar nenhuma intervenção, 84 milhões de pessoas morrerão inevitavelmente, entre 2005 e 2015. Paras termos uma idéia, a cada ano em torno de 12,7 milhões de novos casos são diagnosticados e mais da metade dos mesmos, 7,6 milhões, morrem vítimas da doença. No Brasil, somente para este ano, são esperados quase 500 mil novos casos.
Trata-se de um processo de crescimento e disseminação descontrolado de células, podendo aparecer em qualquer lugar do corpo. O tumor maligno, fruto desse descontrole, tende a invadir os tecidos circundantes, podendo ser levado por meio do sangue e da linfa a tecidos distantes, dando as chamadas metástases.
Muitos cânceres poderiam ser prevenidos, evitando a exposição a fatores de risco como o cigarro, no caso especial do câncer de pulmão; a vírus, do tipo HPV, responsável pelo câncer de colo uterino; ao sol, ao falarmos de câncer de pele, entre outros. Além disso, é importante frisar que uma porcentagem significativa de cânceres pode ser curada mediante cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, especialmente se descobertos no início. Cada vez são mais os meios que se dispõem para combatê-lo e maior o número de pessoas que conseguem afrontar esta enfermidade e vencê-la. Mesmo assim, o desconhecimento e o medo afastam as pessoas das práticas preventivas em saúde, com resultados desalentadores!
A prevenção e o diagnóstico nos primeiros estágios da doença são, portanto vitais! Por isso, com motivo deste dia exortamos a todos os universitários, educadores e amigos a tratarem deste tema periodicamente com os alunos, famílias e comunidade que frequentam as nossas escolas. Lembrando que a escola é um espaço privilegiado de acesso ao conhecimento, que muito contribuirá para o desenvolvimento psicobiosocial do indivíduo. Não existirá saúde da mulher, da criança ou do trabalhador se não lhe for dado o direto de escolha, e o direito de escolha, passa necessariamente por uma educação integral e sem exclusões!
Eduardo Blanco Cardoso
Dr. e Pós-Dr. em Obst./Gin. e Radiol. pela FMUSP
Pesquisador IST
Fonte:http://aprev-escola.blogspot.com/
-----------------------------------
Mesmo com tantos avanços nas pesquisas e novas possibilidades de cura e tratamento, o câncer continua sendo uma das principais causa da morte de homens e mulheres adultos no Brasil e no mundo. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2001 surgirão aproximadamente 300 mil novos casos no país, dos quais mais de 120 mil devem resultar em óbitos.
Para os homens, o tipo mais incidente é o câncer de próstata, enquanto para as mulheres, o perigo maior continua sendo o câncer de mama.
Embora a situação ainda esteja muito longe da ideal, recentemente as possibilidades de tratamento do câncer são bem maiores do que eram há alguns anos atrás. O Dr. Carlos Eduardo Pinto, cirurgião do Inca, garante que existe chance de cura para a maior parte dos casos com terapias que combinam cirurgia a técnicas de quimioterapia e radioterapia. No Brasil, o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) oferece assistência de última geração, com centros de tratamento especializado espalhados por todo o país. Para que o tratamento seja bem sucedido, ele chama atenção apenas para a necessidade de um diagnóstico precoce.
"Quanto mais cedo o tumor for identificado, menor será seu grau de invasão. Se o câncer for detectado no início, é mais provável que ele ainda não tenha atingido outras regiões e que o órgão ainda não esteja totalmente comprometido."
E a maior dificuldade para esse diagnóstico ser feito a tempo ainda é a falta de informação da população. Segundo o Dr. Jorge Luís Ávila, clínico geral do Instituto Doutor Francisco Spínola, é muito importante que haja um esclarecimento sobre alguns procedimentos que possibilitam a descoberta do câncer antes que chegue a um estágio irrecuperável.
"Todas as mulheres devem fazer o auto-exame das mamas todos os meses e observar a existência de pequenos nódulos ou caroços. A partir dos trinta e cinco anos também é conveniente que se submetam a exames de mamografia regularmente. Além disso, devem fazer anualmente o exame preventivo do colo do útero, conhecido como Papanicolau. Os homens, além do auto-exame dos testículos devem, a partir dos cinqüenta anos, procurar o médico regularmente para o exame de toque retal, preventivo do câncer de próstata. Além disso, é importante que todos solicitem anualmente exames de sangue, fezes e urina. São cuidados simples que podem fazer uma grande diferença."
O Dr. Jorge concorda que o melhor remédio ainda é a prevenção. Levando uma vida saudável, pode-se reduzir consideravelmente os riscos.
"Além de fatores hereditários e ambientais, o desenvolvimento de tumores cancerosos tem uma forte relação com os hábitos e a qualidade de vida do paciente. É perfeitamente possível se proteger evitando o fumo e a ingestão exagerada de bebida alcóolicas, seguindo uma dieta natural e balanceada, praticando exercícios físicos moderadamente e evitando se expor ao sol sem proteção".
Fonte:http://www.vivatranquilo.com.br
Filed Under :


0 comentários:
Postar um comentário