Tabagismo saiba mais sobre isso...
terça-feira, 24 de maio de 2011
Fumantes têm chances:
- 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
- 5 vezes maior de sofrer infarto;
- 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
- 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
Se parar de fumar agora...
- após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal;
- após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue;
- após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
- após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor;
- após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
- após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.
Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal.
Não tenha medo de tentar!
Não tema os sintomas da síndrome de abstinência. O organismo volta a funcionar normalmente sem a presença de substâncias tóxicas e alguns fumantes podem apresentar (varia de fumante para fumante) sintomas de abstinência como fissura (vontade intensa de fumar) dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, alteração do sono, tosse, indisposição gástrica e outros. Esses sintomas, quando se manifestam, duram de 1 a 2 semanas.
Não tema a recaída
A recaída não é um fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez você voltar a fumar. Dê várias chances a você... até conseguir. A maioria dos fumantes que deixaram de fumar fez em média 3 a 4 tentativas até parar definitivamente.

Não tenha medo de engordar
Se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso de até 2 kg, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando. De qualquer forma, procure não comer mais do que de costume. Evite doce e alimentos gordurosos. Mantenha uma dieta equilibrada com alimentos de baixa caloria, frutas, verduras, legumes etc. Prefira produtos diet / light e naturais. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais. Evite café e bebidas alcoólicas. Eles podem ser um convite ao cigarro.
O mais importante é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.
Escolha um método para deixar de fumar
Parada Imediata
Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.
Parada Gradual
No sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.
Reduzindo o número de cigarros.
Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.
No segundo - 25
no terceiro - 20
no quarto - 15
no quinto - 10
no sexto - 5
O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.
Retardando a hora do primeiro cigarro
Por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas,
no segundo as 11 horas,
no terceiro às 13 horas,
no quarto às 15 horas,
no quinto às 17 horas,
o sexto às 19 horas,
Você pode utilizar este método de duas formas:
Leia mais...
Estratégia gradual para deixar de fumar
Os números do tabaco
Hoje o tabaco mata 5 milhões de pessoas por ano no mundo; a OMS estima que em 2020 mate 10 milhões (equivalente a um holocausto por ano).A força que se faz para convencer fumantes e adoradores do tabaco a desistir da prática é grande. O engajamento de entidades e especialistas para alertar pais, professores, crianças e a sociedade como um todo sobre o perigo que o cigarro representa para a saúde mundial tem sido cada vez mais expressivo.
No entanto, o tabagismo continua representando uma pandemia para a OMS (Organização Mundial de Saúde) e matando milhões de pessoas em todos os cantos do mundo. Para explicar o poder que o tabaco tem de matar através do vício, nem sempre são precisos longos discursos.
As estatísticas do tabaco falam por si mesmas. São dados comprovados do que o vício, seja qual for o tipo de uso, tem feito à população desde sua descoberta e distribuição.
Confira o tabaco em números...
...no mundo...
- No mundo, 220 toneladas de nicotina são consumidas por ano.
- Alguns precisam de apenas 2 a 3 miligramas de nicotina por dia. A média de consumo gira em torno de 20 a 30mg diários. Entretanto, há quem que chegue a usar 80mg / dia.
- A OMS teme pela morte de 750 milhões de adolescentes.
- O problema do tabagismo foi eleito pela OMS como prioridade para o século XXI e considerado como pandemia.
- Os conflitos ocorridos na América Latina, somados ao longo de 133 anos, foram responsáveis por 81.000 mortes. No Brasil, por causa do tabaco morrem 200.000 brasileiros por ano.
- De acordo com a OMS, o tabagismo matou 100 milhões de pessoas no século XX. A estimativa é de que no século XXI chegue a 1 bilhão de pessoas.
- Mais de 90% dos fumantes adultos começam antes dos 18, em média entre os 11 e 13 anos.
- Na China são 300 milhões de fumantes.
- Na China, maior produtor e maior consumidor de cigarros do mundo, 80% dos médicos fumam, enquanto na Inglaterra apenas 9% e 7% nos Estados Unidos. No Brasil, 25%.
...no Brasil...
- No Brasil, o vício mantém 30,6 milhões de dependentes, física e psiquicamente, da substância chamada Nicotina. Em todo o mundo, são 1,3 bilhão de pessoas nicotino-dependentes, quase 20% dos terráqueos.
- Dados do Ministério da Saúde informam que 30 mil crianças brasileiras são fumantes habituais entre 5 e 10 anos de idade.
- No Brasil, a cada ano: 25 em cada 1.000 mortes ocorridas em áreas urbanas são devido ao tabagismo passivo, em domicílio.
- Cerca de 2.655 mortes por câncer de pulmão, doenças isquêmicas do coração e doenças vasculares cerebrais ocorridas somente na população urbana do Brasil poderiam ser evitadas a cada ano, pela prevenção do tabagismo passivo.
...no corpo...
- O câncer de pulmão mata 8 entre 10 vítimas.
- As substâncias presentes no cigarro, ao serem tragadas, levam menos de dez segundos para alcançar o cérebro.
- De 5 a 10% do sangue do fumante contém carboxi-hemoglobina, que significa presença de gás carbônico no sangue. O detalhe é que sangue que chega aos tecidos com gás carbônico é inútil, as células precisam é de oxigênio. Se seu sangue não tem oxigênio e sim gás carbônico, suas células não respiram.
- Antes de uma cirurgia, fumantes são obrigados a fazer jejum de tabaco, de 48 horas a 8 semanas, pois a cicatrização dos tecidos fica prejudicada depois de toda a nicotina absorvida.
- Um fumante dá 10 tragadas por cigarro. Então, a cada maço, o cérebro recebe 200 impactos de nicotina por dia, 73.000 impactos por ano. Nenhuma outra droga ou prática compulsiva tem tamanha ação sobre os neurônios.
- Por que se fuma mais quando se está bebendo? Cada um tem um ritmo natural de dependência da nicotina, uns de 20 minutos, outros de uma hora. Quando se ingere álcool, a presença do hidrogênio do álcool no sangue acelera a eliminação da nicotina pela urina, o que faz com que o fumante precise ainda mais rápido repor a droga. Alguns chegam a acender um cigarro na guimba do outro.
...na química...
- Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, os cigarros contêm cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência.
- A amônia é usada no processo para aumentar a absorção da nicotina no cigarro.
- Alguns precisam de apenas 2 a 3 mg de nicotina por dia. A média de consumo gira em torno de 20 a 30mg diários. Entretanto, há quem chegue a usar 80mg / dia.
- Já foi comprovado o fato de que existem substâncias radioativas no cigarro.
- A nicotina era usada em 1690 na França como inseticida na agricultura.
...na economia...
- Os custos médico-hospitalares em período máximo de 1 ano, no SUS, com os fumantes passivos que morreram em decorrência de doenças isquêmicas do coração, doenças vasculares cerebrais e câncer de pulmão, em domicílio, nas áreas urbanas do Brasil foram de 20 milhões de reais.
- Os custos estimados para o pagamento de benefícios ou pensões, pelo INSS (valor médio: R$529,70), com os fumantes passivos que adoeceram e morreram em decorrência de doenças isquêmicas do coração, doenças vasculares cerebrais e câncer de pulmão significaram um custo de 18,3 milhões para cada ano.
- As projeções indicam um custo de 100 milhões entre 2003-2008 no orçamento da saúde e de 439,2 milhões entre 2003-2008 no orçamento do INSS.
ASS: PRISCILA(APE ESCOLA PAULO KOBAYASHI)
Filed Under :



0 comentários:
Postar um comentário